Rogério Alves de Carvalho

A trincheira antiga guarda segredos

Textos

Louvando a Deus o tempo todo

 

 

O louvor é uma exaltação, um elogio, admiração, afeição, apreço, consideração, dileção, enaltecimento, respeito, simpatia, ternura, valorização. Deus viu que Lia, mulher de Jacó, era desprezada por não ter filhos, e a fez fecunda. O primeiro filho chamou de Rúben: - “O Senhor atendeu minha aflição”. Teve outros filhos, até que nasceu o último filho e na ocasião disse:

“- Esta vez louvarei ao Senhor!” (Gn 29.35). E lhe chamou de Judá, que quer dizer louvor. Da tribo de Judá nasceria Jesus a expressão do louvor em pessoa.

Louvar a Deus o tempo todo é honrar o Rei. Deus é o Rei de toda a terra, cantem louvores com harmoniosos cânticos Sl 47.1. Deus é o Rei de toda a terra! Essa é uma declaração da lealdade de Deus, da convicção do seu poder absoluto e segurança do seu governo sobre todas as coisas. Deus está vestido com trajes oficiais poder e majestade “Reina o SENHOR. Revestiu-se de majestade; de poder se revestiu o SENHOR e se cingiu. Firmou o mundo, que não vacila.” Sl 93.1. E assim governa sobre todas as coisas com firmeza. Como súditos do SENHOR nos curvamos diante de seus atributos com tremor e temor. A ordem do salmista é cantar louvores com harmonioso cântico, a nossa cantiga não pode ser aquela antiga que outrora cantávamos. A cantiga que os hebreus cantaram no deserto, acompanhada de desarmonia, desentoada que levou a sua decadência, cantavam todo dia um só cântico intitulado “Murmuração”. Os súditos do Rei têm um novo cântico nos lábios, cantam com entendimento e com toda habilidade harmoniosamente, uma música acompanhada do instrumento chamado, exemplo de vida. O Rei se alegra! E em seu reinado podemos ter confiança completa. Afinem sua vida com o louvor que sai da sua boca para produzir harmonia e agradar ao Rei dos Reis.

Louvar o tempo todo é recordar uma palavra muito usada nos salmos, Aleluia, significa, literalmente, "louvai ao Senhor". Deriva de duas palavras hebraicas, hallelu (louvai) e Yah (Senhor). Nesse mesmo sentido, o Salmo 113 começa e termina com a palavra Aleluia, essa palavra tem a ver com Jesus. Bendito seja o nome do Senhor agora e para sempre, (v.2). Ele ergue do pó o desvalido e do monturo o necessitado (v.6) para assentá-lo ao lado dos príncipes (v.7), faz com que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos (v.9).

Não existe um “ministério de louvor” ou “ministro de louvor”, pois o louvor não pode ser ministrado. Podemos ministrar a Palavra, as ordenanças, ministrar aos necessitados e doentes, ministrar conforto aos enlutados, mas não o louvor. Ministrar é algo que fazemos em favor ou no lugar de alguém. Louvor é algo que só pode ser exercido pelo próprio crente, como fruto de lábios que exaltam o Deus Todo-Poderoso. Isaías registra as palavras do próprio Deus “ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor.” (Is 43.21). O louvor cristão só pode ser oferecido a uma pessoa, ao Senhor de nossas vidas e, portanto, não é uma coisa que se possa ministrar. O louvor não liberta e nem salva, mas é para os salvos e libertos. “Então, creram nas suas palavras e lhe cantaram louvor.” (Sl 106.12) “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hb 13.15). Os músicos e cantores oferecem música, nesse caso é uma diaconia, um serviço na casa do Senhor, que pode ser usada para a congregação para louvar ao Senhor num Ministério de Música.

Louvar o tempo todo é lembrar do Amém. A palavra “Amém” vem do hebraico e significa “verdadeiramente”. A palavra é derivada de um verbo que significa “ser firme”, ou “ser verdadeiro”. Em Isaías 65. 16, Deus é chamado o Deus da verdade; em hebraico isto se diz "Deus do Amém". Jeremias disse: “amém é o SENHOR!” (Jr 11.5). O Senhor Jesus é chamado de “Amém” e “testemunha fiel e verdadeira”, em Apocalipse 3.14. Normalmente, se pronuncia “Amém” ao terminar uma declaração ou afirmação solene para garantir e reafirmar a verdade do que se disse, como modo de expressar um desejo, confirmar uma afirmação, como também dizendo, assim seja. Terminamos as orações e às vezes as músicas que cantamos com Amém. Deus que é o Deus do Amém, Jesus é o Amém, isto significa que podemos confiar totalmente nEle, que não se pode duvidar de suas afirmações, que suas promessas são sempre verdadeiras.

Jesus é o louvor em pessoa, que salva e liberta para que um contínuo louvor saia do nosso coração para nossos pensamentos, boca e ações. Ele é o Louvor, o Aleluia e o Amém. Aquele que foi salvo deve responder com gratidão. Por isso, os servos de Jesus louvam o seu nome, continuamente. Louvai em todo tempo Àquele cujo nome está acima de todo nome. Aleluia! Amém!

 

 

Rogério Alves de Carvalho
Enviado por Rogério Alves de Carvalho em 17/09/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras